domingo, 14 de agosto de 2016

A Família

Para ler, estudar e meditar
Marido e mulher: Efésios 5.22-33 
Filho e pais: Efésios 6.1-4

A família é a mais básica e essencial instituição humana. A família é o projeto de Deus para suas criaturas, ele criou o homem e a mulher para que um completasse o outro, tivessem filhos e os educasse em seus caminhos. A família é constituída por um homem, uma mulher e seus filhos (Efésios 5.31).

Encontramos na Bíblia uma estrutura de autoridade dentro da família, pelo qual o marido é o chefe da família e conduz em amor sua esposa como Cristo amou a igreja (Ef 5.25), a esposa deve ser submissa ao marido, não como alguém inferior, mas respeitando que em papel de autoridade, o homem é o chefe da família (Ef 5.22-24). Os cuidados e educação dos filhos cabe a ambos os pais, educando os filhos no caminho do Senhor (Ef 6.4) e os filhos deve respeitar e obedecer seus pais em amor (Ef 6.1-3). Os filhos obedientes terão uma vida abençoada neste mundo (Ef 6.2,3). A relação da família é a semelhança do relacionamento da Santíssima Trindade. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo são iguais em santidade, autoridade e honra, no entanto, cada um exerce papeis distintos. Igualmente o marido, esposa e filhos são importantes, mas cada um tem seu papel dentro da família que deve ser respeitado e obedecida.

Em uma sociedade feminista, a submissão da mulher parece diminuir sua importância, mas longe disso, a Bíblia descreve a mulher como a igreja e o esposo como Cristo que morrer por amor a ela.

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Efésios 5.25

Na família Cristã o esposo deve amar sua esposa ao ponto de estar disposto a morrer por ela e cuidar dela com toda dedicação e carinho, assim como Cristo cuida da sua igreja (Ef 5.25-27). O marido que não amam e não cuida zelosamente de sua esposa, comete pecado diante Deus.

A família é uma comunidade espiritual de ensino e aprendizagem do Reino de Deus. Dentro da família Cristã, os filhos devem ser instruídos no caminho do Senhor (Gn 18.18-19; Dt 4.9; 6.6-8; 11.18-21; Pv 22.6; Ef 6.4). O culto familiar tem um papel importantíssimo para educação dos filhos no caminho do Senhor, toda a família cristã deve realizar o culto familiar em sua casa pelo menos uma vez por semana (Dt 11.18-21). Na educação dos filhos, a aplicação da disciplina é importante para encorajá-los a se arrepender e não praticar mais tolices e o que é errado (Pv 13.24; 19.18; 22.15; 23.13-14; 29.15,17 ).

Salomão em sua sabedora compara a disciplina de Deus e sua repreensão, aos pais que amam seus filhos e os disciplinam porque os querem bem. A base da disciplina é o amor.

Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.”
Provérbio 3.11-12 - leia também Hebreus 12.5-11.

No Antigo Testamento vemos a família como uma unidade espiritual, cerimonias como a da Páscoa (Êx 12.3) era para ser realizado em família. No Novo Testamento vemos a mesma unidade espiritual da família no serviço a Deus (At 11.14; 16.15,31,31-33; 1Co 1.16). A família é tão importante na vida do crente que para sua candidatura ao oficio na igreja, é avaliado a forma como o candidato governava sua família (1 Timóteo 3.4-5. 12; Tt 1.6). Se desejamos ter sucesso na vida cristã, devemos investir em nossa família e seguir os princípios que a Palavra de Deus estabelece para ela e assim teremos o privilégio de falarmos como Josué.

Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Josué 24.15.

N. Mascolo F.

Família nosso maior patrimônio por Rev. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário