quinta-feira, 30 de junho de 2016

Considerações sobre a Cidade de Colossos

Para compreendermos melhor a carta de Colossenses, é importante conhecer a cidade de Colossos na época em que a carta foi escrita. A carta de Colossenses menciona três cidades, Colossos (Cl 1.2), Laodicéia (Cl 2.1; 4.13-16) e Hierápolis (4.13). Estas três cidades estavam localizadas na Ásia menor, no vale do Lico, conforme mapas abaixo.
*Mapas do comentário do NT aos Colossenses de William Hendriksen, pag. 261, 262, editora Cultura Crista (CEP).

O vale de Lico onde as cidades de Colossos, Laodicéia e Hierápolis se localizavam, era uma região de atividade vulcânica e atormentada por muitos terremotos. Entretanto, por causa do solo vulcânico, o solo na região era fértil, com excelente vegetação para criação de rebanhos. Haviam também em Hierápolis fontes de águas quentes e proporcionavam banhos como lazer e fins medicinais.

Nos tempos de Paulo e Epafras, a cidade de Colossos era a menos prospera das três. Colossos tivera um passado de prosperidade, mas enfrentava a decadência econômica frente as suas duas cidades vizinhas que crescia e se desenvolvia mais prosperas (Laodicéia e Hierápolis). A cidade de Laodicéia tinha um forte centro industrial, comercial e operações bancarias, famosa pela excelente lá negra de seus carneiros (Ap 3.14-22). A cidade de Hierápolis com muitas fontes de aguas quentes por toda cidade, traziam muitos turistas para o lazer e fim medicinais. Em Hierápolis o turismo movimentava e alavancava a economia. O povo de Hierápolis associava a água quente e as cavernas profundas aos deuses e por isso havia muitos templos pagãos na cidade. Frente à prosperidade de Laodicéia e Hierápolis, a cidade de Colossos era a menor e menos próspera. A cidade de Colossos era, portanto, a menor e menos importante das três cidades da Ásia menor.

Os habitantes de Colossos se compunham de habitantes naturais da Frígia, região centro-oeste da Ásia Menor, pagãos idolatras que adorava várias divindades. Havia também entre os habitantes da cidade de Colossos um grande número de Judeus que prosperavam no comércio de lã tingidas e outros negócios. Portanto, a igreja de Colossos estava em meio de pagãos idolatras e judeus sob antiga aliança.
________________________________
Bibliografia:
William Hendriksen, comentário do NT aos Colossenses, editora Cultura Crista (CEP).

Biblia de Estudo de Genebra, Edição Revista e Ampliada, editora Cultura Crista (CEP).

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Autoria da Carta de Colossenses e data

A carta de Colossenses foi escrita pelo apóstolo Paulo e vemos isso claramente no prefácio de sua carta: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus” (Cl 1.1) e também em suas saudações finais “A saudação é de próprio punho: Paulo” (Cl 4.18). O Apostolo Paulo tinha o costume de ditar sua carta para um companheiro escrevê-la, e no final da carta ele escrevia a saudações de seu próprio punho, para que os irmãos autentificassem sua autoria ao receber sua carta (Rm 16.22; 1 Co 16.21; Gl 6.11; Cl 4.18; 2Ts 3.17). Os inimigos do Evangelho de Cristo empregaram seus meios e na época de Paulo, falsas cartas escritas supostamente por ele estavam circulando, portanto, era necessário que Paulo identificasse suas verdadeiras cartas com sua própria letra e assinatura.

A provável data da carta aos Colossenses é em aproximadamente 60 d.C.  A igreja de Colosso foi fundada por Epafras, “amado conservo e fiel ministro de Cristo” (Cl  1.7). Quando Paulo escreveu esta carta, ele estava em prisão domiciliar em Roma (Cl 4.3,10, 18) e Epafras visitou Paulo preso e contou ao apóstolo sobre a fé dos irmãos em Colossenses e os estranhos ensinamentos que ameaçavam a saúde da igreja (Cl 4.12-13). Para correções das heresias que assolavam a igreja, Paulo escreveu essa carta aos Colossenses, para que os irmãos mantivessem firmes na verdadeira fé em Cristo Jesus, conforme foram instruídos por Epafras.


________________________________
Bibliografia:
William Hendriksen, comentário do NT aos Colossenses, editora Cultura Crista (CEP).

Biblia de Estudo de Genebra, Edição Revista e Ampliada, editora Cultura Crista (CEP).

Carta de Paulo aos Colossenses - Apresentação

Darei início a esse Blog, com a exposição da Carta de Paulo aos Colossenses. Se o Senhor permitir, toda semana um novo comentário será postado.

A carta de Colossenses é revigorante aos Cristãos, pois ela nos ensina sobre a supremacia e suficiência de Cristo Jesus em nossas Vidas. O nome de Jesus está tão corriqueiro e comum nos meios sociais e televisivos que a maravilha da sua Pessoa pode nos passar despercebidos e por outro lado, muitas heresias a respeito de Cristo também podem ser combatidas pela exposição de Colossenses.

A proposta da minha exposição da carta de Colossenses é ser simples, mas sem dispensar o verdadeiro conteúdo. É um desafio enorme expor aquilo que inesgotável, o que posso fazer então é apenas expor segundo os limites que o Senhor tem me concedido, na esperança que seja fiel e útil para seu Reino. Que nosso Senhor me ajude a sair de cena e que a Palavra de Deus seja exposta e fale a nossos corações.

Usarei como base, a tradução Revista Atualizada das Escrituras Sagradas, considerada a melhor tradução em português do Novo Testamento.