segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Os Cristãos no Mundo

A palavra mundo é usado na Bíblia para significar essa terra que vivemos, a boa obra da Criação de nosso Deus, e também é usada para designar a humanidade caída, que vive em pecados, em desordem e oposta à Deus.

O Mundo como obra da boa Criação de nosso Deus, também sofreu pela consequência da Queda e do pecado, pois foi amaldiçoada e passou a produzir cardos e abrolhos (Gn 3.17-19). A natureza, frustrada pela desarmonia provocada pela maldição e do pecado de Adão, espera ser “redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angustias até agora.” (Romanos 8.20-22). A maldição pelo pecado de Adão que decaiu sobre a natureza, explica as catástrofes e deformações que ocorrem na natureza.

O mundo se referindo à humanidade caída e oposta à Deus, é a sociedade onde devemos viver como filhos de Deus, enviados por seu Senhor para serem testemunhas de Cristo Jesus e seu Reino. A Bíblia chama Satanás de príncipe deste mundo decaído (João 12.31; 14.30; 16.11), o deus deste século perverso (2 Coríntios 4.4) e descreve esse mundo sob o poder do maligno (1 João 5.19). O Cristão não deve pensar em viver separado do mundo decaído, se isolando da sociedade, muito pelo contrário, o Cristão deve viver no meio deste mundo perverso e ser a testemunha de Deus, a luz em meio as trevas (Mateus 5.14-16), o sal do mundo (Mateus 5.13). Jesus orou ao Pai: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.” João 17.15-18. O Cristão deve viver neste mundo como enviados de Deus, santificados na verdade da Palavra de Deus para testemunhar o evangelho de Cristo. (Leia Mateus 24.14)

Apesar da perversidade deste mundo sob poder do maligno, o Cristão não deve viver como vítima da sociedade, mas como homens valentes e influentes em todos os meios e classes da sociedade. Na Educação, Economia, Engenharia, Saúde, Direito, Cultura, Política e todas as demais áreas, o Cristão deve viver como o melhor e mais exemplar cidadão, testemunha do Reino e do Evangelho de Cristo, a Luz do mundo. Somos peregrinos neste mundo e caminhamos em direção ao novo lar (1 Pedro 2.11-12), mas enquanto vivemos aqui, sejamos influentes e exemplares para gloria de Deus.

N. Mascolo F.